quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

PARA PENSAR E APLICAR EM 2011

PROGRESSO?
Temos edifícios mais altos, mas temperamentos mais curtos; rodovias mais amplas, mas pontos de vista mais estreitos; gastamos mais, porém temos menos; compramos mais, contudo desfrutamos menos.
Temos casas maiores e famílias menores; mais comodidades e menos tempo; mais títulos e menos bom senso; mais conhecimento e menos discernimento; mais especialistas e mais problemas; mais remédios e menos saúde.
Gastamos muito, rimos pouco, dirigimos velozmente, ficamos nervosos com muita rapidez, ficamos acordados até tarde, levantamo-nos muito cansados, lemos raramente, assistimos muita TV e oramos muito pouco.
Temos multiplicado as nossas posses, mas reduzimos nossos valores. Falamos muito, amamos raramente e mentimos com muita freqüência.
Aprendemos como ganhar dinheiro, mas não uma vida; acrescentamos mais anos à nossa vida, mas menos vida aos nossos anos. Fomos à Lua e voltamos, mas temos dificuldade de atravessar a rua para conhecer o novo vizinho.
Temos conquistado o espaço exterior, mas não o espaço interior, fazemos coisas maiores, mas não coisas melhores; purificamos o ar, mas poluímos a alma; dividimos o átomo, mas não os nossos preconceitos; escrevemos mais, porém aprendemos menos; planejamos mais, contudo realizamos menos.
Aprendemos a correr, mas não a esperar; temos rendas mais altas, porém moral mais baixa; mais alimentos, porém menos satisfação; mais relacionamentos, mas poucos amigos; mais esforços, porém menos sucesso.
Fazemos mais computadores para armazenar informações, para produzir mais cópias do que nunca, mas temos menos comunicação; crescemos em quantidade, mas não em qualidade.
Estes são tempos de refeições rápidas, mas de digestão lenta; de homens altos e caracteres pequenos; de lucros excessivos e relacionamentos superficiais. Estes são tempos de paz mundial, mas de guerras domésticas; de mais lazer e menos diversão; de mais tipos de alimentos, porém de menos nutrição.
Estes são dias de rendas duplas, porém de mais divórcios; de casas mais suntuosas, porém de lares divididos. Estes são dias de viagens rápidas, de fraldas descartáveis, de moralidade rejeitável, sexo de uma noite, corpos obesos e pílulas que fazem tudo, desde alegrar e tranqüilizar até matar.
Este é um tempo em que há muito na vitrina e nada no depósito.
**********
Este texto é citado no livro “O Retorno da Glória”, de Randy Maxwell. O texto, que transcrevo aqui, é um retrato da exatidão da superficialidade de nosso tempo. Vale a pena refletir.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

UM POUCO DE POESIA NÃO FAZ MAL...

Beija-flor
Beijo de flor
Flor que quer beijo
Beijo que paira,
pousa um desejo.
Desejo de ser a flor
E gozar seu beijo.


(Foto: Claudio Antunes Machado))

(Neliana 27/04/2004)

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

"HABEMUS PRESIDENT"

O Brasil começou escrever ontem mais um capítulo da sua história elegendo Dilma Roussef. É um capítulo que traz muito em suas entrelinhas.
"Nunca antes na história deste país..."
Pois é, nunca houve uma mulher usando a faixa verde e amarela.
Eleger uma mulher - a primeira - presidente do país tem muitos significados. O principal deles pode ser resumido em uma única palavra: mudança.
Mudança de pensamento, de comportamento. Um sexo frágil na presidência é o reflexo de que a mentalidade das pessoas está mudando. Hoje a mulher não é mais aquela dos idos tempos dos barões do café que nem sequer o marido elas podiam escolher.Agora elas conquistaram o "seu lugar ao sol" e a confirmação desta conquista é uma mulher governando o país, chegando ao posto mais alto da política.
Mas não é só isso.
Eleger Dilma é a prova que time que está ganhando não se mexe.
Ora, temos que reconhecer que Lula, apesar de todos os escândalos, agradou e muito. Caso contrário não estaria há 08 anos no poder e muito menos elegeria uma sucessora.
Vale lembrar que escândalos não são privilégios de um ou outro governo pois sempre existiram e infelizmente ainda existirão.
Escrevo sobre a vitória de Dilma com a mesma emoção que escrevi sobre a do Lula quando da sua primeira eleição e uso uma frase da crônica que fiz naquela época: poder burguês foi ao chão.
Dilma no poder significa que o povo - leia-se a massa, o povão - continua tendo vez e voz.
Os números expressivos de sua vitória é a prova disso.
Claro que a presidente eleita não tem o mesmo carisma do atual dono da faixa presidenciável, mas ela tem seus méritos, afinal ela nunca foi vereadora, prefeita, deputada, nada, acho que nem síndica de prédio e no entanto, derrotou com louvor o ex-prefeito, ex- governador, ex-não-sei-mais-o quê, um homem com tradição política, com história política.
Esperamos que ela faça valer a confiança que o país depositou nela. Que ela use todas as qualidades peculiares às mulheres para governar este país com atenção, discernimento, perspicácia, pulso firme, com um olhar que só as mulheres tem.
E que ela prove a cada dia que ser presidente é sim, coisa de mulher.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

MAIS UM ABSURDO!!!

"Um grave acidente na Av. JK envolvendo o ônibus urbano da empresa Coletivos Muriaeenses deixou um morto e 14 feridos na manhã de hoje por volta das 7h30min. O ônibus da linha 157 (São Joaquim/Marambaia) que fazia a sua terceira viagem, transitava no sentido a Barra, e segundo informações do motorista, ele teria passado em um buraco (obra de rede de esgoto naquela região), o ônibus perdeu o controle, atravessou para a pista contrária, passou sobre a calçada atropelando e matando uma mulher com idade entre 50 e 60 anos, derrubou um muro, indo parar na parede de um prédio. Outras informações dão conta que o ônibus estava lotado, houve pânico e 14 pessoas ficaram feridas e tiveram que sair com a ajuda de populares e pela janela de emergência, sendo socorridas pelo Corpo de Bombeiros, ambulâncias e carros particulares. A trocadora não saiu ferida, apenas assustada, bem como o motorista que foi levado para uma delegacia daquela região, onde aguardava o trabalhos do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Perícia Técnica."
fonte: silvanalves.com.br

Esta notícia foi "copiada" do site do nosso colega Silvan Alves. Saiu em outros sites também.
Mais do que a notícia, o que me chamou a atenção foram os comentários em todos os sites.
São comentários de indignação, de revolta. Claro que existem os comentários "sem pé nem cabeça" e politiqueiros que acusam o prefeito, este ou aquele partido.
O Vem K Ler é um blog apartidário e por isso nao vai defender o partido A ou B, mas também não vai tapar os olhos para os absurdos que estão cada vez mais evidentes.
Bem, uns comentam que os motoristas do Coletivos Muriaeenses são imprudentes, outros que a culpa são as obras do prefeito que não acabam nunca e há os que creditam o acidente ao péssimo estado de conservação dos ônibus.
A verdade é uma só: enquanto houver apenas uma empresa de transporte coletivo urbano na nossa cidade, estaremos sujeitos a isso.
Os motoristas correm, são imprudentes? Claro, precisam cumprir os horários  (o que raramente acontece), a passagem aumenta e não temos outra opção, os veículos estão realmente em péssimo estado de conservação.
Gente, até quando isto vai continuar? Pelas minhas contas, por mais uns 20 anos...até vencer a concessão e ter nova licitação.
Parece piada né? Mas não é, infelizmente.
Uma única empresa de ônibus nesta cidade deste tamanho? Ai ai ai...Isso não entra na minha cabeça e nem na da maioria dos muriaeenses.
Mas o que entra na nossa cabeça é que isso é um absurdo, como muitos outros que estamos vendo em Muriaé.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

RESPOSTA A UM COMENTÁRIO ANÔNIMO

Bem, quem diz o que quer, ouve o que não quer, como fala o ditado.
Eu digo sem medo de ouvir.
Recebi um comentario dizendo que sou "um Elias de saia". Olha, que orgulho, pois o Elias é muito inteligente, mas, caro anônimo, não sou um Elias de saia.Sou inteligente o suficiente para não ser influenciável.Sou apenas uma pessoa com principios, não dependo de orgaos publicos para sobreviver e não preciso baixar cabeça e nem tapar os olhos para este coronelismo que impera na nossa cidade. Tenho ideias proprias e as defendo sem me esconder atras de pseudônimos ou anonimatos.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

E A PREFEITURA RESPONDE...

Também do site do caro colega Elias.


NOTA DE ESCLARECIMENTOS
Como anunciado, este blog acaba de receber e posta as explicações do departamento jurídico da prefeitura, sobre as controvérsias ocorridas a partir da publicação da Lei municipal que rege a Procuradoria:
Íntegra da nota:
NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE A NOVA LEI QUE REGE A PROCURADORIA JURÍDICA DO MUNICÍPIO DE MURIAÉ – LEI COMPLEMENTAR Nº 3.988/2010.
As Procuradorias Jurídicas e Advocacias Gerais são órgãos criados pela Constituição Federal 1988, que determina que os entes públicos, União, Estados, DF e Municípios devem ter sua estrutura jurídica criada em lei própria.
Conforme disposição da Constituição Federal de 1988, ratificada pelo art. 100, da Lei Orgânica do Município de Muriaé, a Procuradoria Jurídica do município de Muriaé é considerada atividade típica de Estado, portanto, deverá ter sua carreira regulamentada por lei específica. Vejamos:
Art. 100. § 1º. A  Procuradoria Jurídica do Município reger-se-á por lei própria. Obedecidas as disposições das constituições da República, do Estado e desta Lei Orgânica.
§ 2ª. O ingresso na classe inicial da carreira de Procurador Municipal far-se-á mediante concurso público de provas e títulos.
A despeito da Lei Orgânica do município de Muriaé prever que a Procuradoria Jurídica deverá ser regida por lei própria em carreira DESDE 1992, somente agora, EM  OUTUBRO DE 2010, 18 ANOS DEPOIS DA OBRIGAÇÃO LEGAL, com a intermediação do Ministério Público que é o fiscal da lei, através de um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC assinado no dia 10 de agosto de 2010, entre Prefeito municipal e o competente promotor de justiça de Muriaé, foi possível aprovar o projeto de lei estruturando a Procuradoria Jurídica do Município de Muriaé. (pode ser comprovado com o MP Estadual)
Importante ressaltar, que o projeto de lei da carreira dos Procuradores concursados municipais NÃO GEROU AUMENTO DE VENCIMENTOS, tão somente regulamentou a carreira em quatro níveis de classes a serem atingidos com o passar dos anos (classe especial após 20 anos ininterruptos dedicados ao serviço público municipal) e instituiu o adicional por qualificação para os procuradores concursados que concluírem, sem nenhuma ajuda de custo do município, cursos de especialização (18 meses de duração), mestrado (30 meses de duração) ou doutorado (60 meses de duração) na área de direito, conforme determina a legislação.
Cumpre, ainda, esclarecer que o salário do Procurador Geral do Município não teve nenhuma espécie de reajuste, até porque o art. 37, XI, da Constituição Federal veda o recebimento de qualquer vantagem para os agentes políticos que recebem subsídio, como é o caso da Procuradora Geral do Município, que tem seus vencimentos fixados a cada 4 (quatro) anos pelo Poder Legislativo, nos mesmos moldes dos subsídios dos demais Secretários Municipais, Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores.
Portanto, em que pese a legitimidade das reivindicações de algumas classes de servidores municipais por melhorias salariais, há de ficar claro que a aprovação da Lei Complementar 3.988/2010 que regulamenta a carreira dos Procuradores municipais não se configura casuísmo ou privilégio a determinada classe de servidores, ao contrário, vem apenas cumprir determinação expressa da Constituição Federal e da Lei Orgânica Municipal QUE ESTAVA ATRASADA EM 18 ANOS, POIS DESOBEDECIDA PELA MUNICIPALIDADE DESDE 1992.
INFORMAÇÕES SOBRE O TRABALHO DA PROCURADORIA JURIDICA DO MUNICÍPIO EM 2010
Apenas a título informativo, atualmente estão sob a responsabilidade da Procuradoria Jurídica do município de Muriaé 1.883 (mil oitocentos e oitenta e três) processos judiciais na primeira instância e 903 (novecentos e três) processo judiciais no TJMG (fase recursal) sob a responsabilidade dos procuradores, lembrando que a Procuradoria Jurídica, além de participar de audiências judiciais, manifesta-se, em média, em 08 (oito) situações diferentes nos referidos processos judiciais - contestação, especificação de provas, oferecimento de quesitos periciais, alegações finais, recursos de apelação ou contra-razões, agravo de instrumento, embargos de declaração, embargos a execução de sentença. (relatórios do Tribunal de Justiça de Minas Gerais a disposição)
Além disso, a Procuradoria Jurídica atua no assessoramento da administração municipal que compreende onze secretarias, do DEMSUR e da FUNDARTE por meio de emissão de pareceres jurídicos em processos administrativos sobre os mais variados assuntos afetos à administração municipal (direito de servidores, patrimônio público, uso e ocupação de solo, matéria tributária, convênios, contratos, licitação). Até o momento, em 2010, deram entrada na Procuradoria Jurídica 993 (novecentos e noventa e três) processos administrativos para confecção de parecer jurídico. (certidão a disposição).
Também em 2010, foram elaborados pela Procuradoria Jurídica e protocolados junto a Câmara Municipal de Muriaé, 91 (noventa e um) projetos de lei de iniciativa do executivo municipal e analisados dezenas de autoria do Poder Legislativo. (certidão a disposição)
Importante frisar, em que pese a lei ter previsão para 10 vagas, apenas existem 4 (quatro) Procuradores Jurídicos concursados, 2 (dois) assessores jurídicos comissionados e 1 (um) Procurador Geral para cuidar de todos os processos afetos a Procuradoria Jurídica do Município. (documentos a disposição).

fonte: http://www.eliasmuratori.com.br/

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

OLHEM ISSO!!!

Matéria "copiada" do blog de Elias Muratori:

"EM PÉ DE GREVE" II

“PREFEITO JOSÉ BRAZ APROVA PLANO DE CARREIRA EXCLUSIVAMENTE PARA PROCURADORES, ONDE OS SALÁRIOS PODEM CHEGAR ATÉ R$...
IMPORTANTE RESSALTAR QUE A NETA DO PREFEITO É PROCURADORA CHEFE DO MUNICÍPIO E, POR ISSO, AINDA RECEBE MAIS 50% EM CIMA DESTE NOVO SALÁRIO E MAIS HONORÁRIOS SUCUMBENCIAIS.
A CLASSE DOS PROCURADORES TRABALHA APENAS 20 HORAS SEMANAIS E TEM DIREITO A ADICIONAIS POR QUALIFICAÇÃO (MESTRADO, ESPECIALIZAÇÃO, DOUTORADO, QUE PODERÃO SER ACUMULÁVEIS VARIANDO DE 5 A 15% DO SALÁRIO).
ENQUANTO ISSO OS FUNCIONÁRIOS DO MUNICÍPIO ESTÃO HÁ MAIS DE 5 ANOS REIVINDICANDO AUMENTO SALARIAL E NÃO SÃO ENTENDIDOS. A DESCULPA DA PREFEITURA É QUE A FOLHA DE PAGAMENTO ESTÁ NO LIMITE, MAS PELO NOVO SALÁRIO DOS PROCURADORES PERCEBE-SE QUE ESSA NÃO É A REALIDADE.
NA PREFEITURA O CLIMA DE INDIGNAÇÃO ENTRE OS SERVIDORES É GERAL”.
Integra de panfleto que está sendo distribuído entre o funcionalismo público municipal.

Fonte:http://www.eliasmuratori.com.br/

domingo, 17 de outubro de 2010

ABSURDO!!!

É um absurdo o aumento da passagem de ônibus em Muriaé!
Sei que esta frase já é lugar comum, mas vale repetir: uma cidade deste tamanho com apenas UMA empresa de transporte urbano.
Ai, ai!!
Parece que moramos em um arraial, daqueles de novela que quem comanda é o coronel.
Gente, olha o tamanho da cidade de Muriaé. Nosso povo é tão instruído, tão inteligente, mas, não sei por que motivo não consegue reagir, abrir a boca, fazer passeata, greve.
Nós queremos "ser cidade grande" mas pensamos como um povoadozinho dominado pelo coronel.
Vamos pelo menos um dia sair mais cedo de casa para trabalhar e irmos a pé.
NINGUÉM sobe no ônibus!NINGUÉM!
Vamos fazer um manifesto em frente à prefeitura.
Nós já mostramos que temos poder elegendo 4 deputados. Se temos poder para eleger, temos pra cobrar também.
Cada vez que calamos estamos dizendo "sim" aos mandos e desmandos do coronel.
Nós somos um povo que pensa e não podemos ser tão subservientes assim.
Acorda MURIAÉ! Vamos reagir!!!

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

UM POUCO DE POESIA...

Sai deste teu silencio,
Cala meu tormento.
Pra que fazer sofrer meu coração
Emudecendo esta paixão?
Tira de mim esta dor
Volta e me aquece com o teu calor.
Descerra os teus lábios,
Devolva a voz aos teus sentimentos.
Sai deste teu silencio
Enxuga meu pranto
Canta este teu canto,
Esta canção que inebria,
Enaltece meu coração inerme,
Inerte, sem o teu amor.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Ao trio ternura, a minha "homenagem":

Peço licença ao Engenheiros do Hawaii para usar o trecho de uma música:
"...esquerda e direita, direito e deveres,
os três patetas, os três poderes
ascensão e queda são dois lados da mesma moeda..."
Atenção trio ternura para o que diz a última frase!!!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

OBSERVAÇÕES SOBRE AS ELEIÇÕES EM MURIAÉ

Não posso deixar de fazer minhas considerações a respeito dos eleitos de nossa cidade.
Confesso que as considerações são maldosas, porém, são realistas.
Não estou levantando bandeira deste ou daquele partido. Só estou fazendo, volto a repetir, minhas considerações. Vivemos num país livre, portanto, podemos expressar nossas opiniões.
A vitória do senhor Lael Varella nao foi surpresa nenhuma, mesmo tendo sido o segundo mais votado de Minas. Esta expressiva vitória não me surpreendeu porque o povo(infelizmente!) ainda pensa: "pelo menos ele fez(...), trouxe a fundação, a faculdade..."
Ok, não sou hipócrita. A FUNDAÇÃO foi realmente algo extraordinário e atende pacientes não só de Muriaé mas do Brasil todo, eu diria. Mas pra mim, ele não fez favor à população. Afinal, são 6 mandatos e se ele não fizesse nada, pelo amor de Deus, né! O hospital do câncer é realmente excelência em prevenção e tratamento, o atendimento e os cuidados com os pacientes é espetacular. Mas não poderia ser diferente, estão lá para serem bem tratados.
Quanto à faculdade, não passa de mais uma empresa dele.Também não é favor nenhum. Seria "favor" se fosse federal.
Mas, mesmo pensando assim não posso deixar de reconhecer que o deputado em questão tem o seu valor, afinal será seu sétimo mandato.
Surpresa mesmo foi a vitória do médico Wilson Batista!!!Digno de aplausos!!!Ganhou do então deputado "da terrinha" Braulio Braz.
E por falar em Braz...
Agora eles formam o trio ternura da política mineira!!!Prefeito, deputado estadual e federal.Espero em DEUS que este trio seja o trio maravilha e que faça maravilhas mesmo pelo povo de Muriaé.Se bem que também não posso negar que eles têm feito.
Pois bem...
Considerações feitas, agora é esperar o agradecimento de números tão expressivos e que este agradecimento venha em forma de obras, de feitos grandiosos!

ELEIÇÕES...

Nunca fui boa para comentar política, sinceramente.
Estou longe de entender "termos técnicos e partidários".
Mas entendo de vontade, de querer, de anseios.
Quero o melhor para minha cidade, para o meu estado e obvio, para o meu país. Aliás, todos nós queremos.
Temos sede de mudança, de renovação. Isso ficou evidente nos resultados das eleições.
Marina Silva teve um expressivo número de votos, assim como os novatos deputados Renzo Braz e Wilson Batista.
Contudo, ainda vemos que há muitas e muitas pessoas que se acostumaram com a mesmice e não têm forças para mudar, ou até tentam com o chamado "voto de protesto", mas o que conseguem é eleger Tiririca que ao contrário do que ele diz, pio do que tá fica sim.
Bem...
Peço a DEUS que os eleitos tenham um mínimo de honestidade e ética e cumpram (ou pelo menos tentem) o que prometeram.
Não posso deixar de parabenizar todos os 04 deputados eleitos de nossa cidade.
Vimos que Muriaé tem uma força incontestável na política e que nossa força seja "recompensada" pelos que nos representarão.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

NÃO SEI SE RIO OU SE CHORO...


Amigos, recebi este e-mail e resolvi postá-lo na íntegra. Chamar isto de absurdo é muito pouco.
O mais engraçado é que houve uma possibilidade dos humoristas não poderem satirizar os candidatos. Quanta incoerência!!!Quem faz as sátiras são os próprios políticos.

ESTE É O NOSSO BRASIL!!!


Vamos ver alguns candidatos para a próxima eleição:


No Esporte:

Acelino Popó Freitas (PRB-BA)- O boxeador concorre a deputado estadual
Maguila (PTN-SP)- Ex-boxeador,quer ser deputado federal
Marcelinho Carioca (PSB-SP)- Ex-jogador, concorre a deputado federal
Romário (PSB-RJ)- Ex-jogador, busca uma vaga na Câmara Federal
Vampeta (PTB-SP) - Ex-jogador, concorre a deputado federal
Fabiano (PMDB-RS) - Ex-atacante do Inter, é candidato a deputado estadual
Danrlei (PTB-RS) - Ex-goleiro do Grêmio, concorre a deputado federal

Na Música:

Gaúcho da Fronteira (PTB-RS) - Músico concorre a deputado estadual
Kiko (DEM-SP) - Membro do grupo KLB, concorre a deputado federal
Leandro (DEM-SP) - Integrante do KLB, concorre a deputado estadual
Faltou o Bruno... aí poderiam até lançar um novo partido chamado KLB. O que mais tem nesse país é gente safada e partido político!!!
Netinho (PCdoB-SP) - Cantor do grupo Negritude, concorre a senador (Aquele que bateu na mulher, lembram?)
Reginaldo Rossi (PDT-PE) - Cantor, concorre a deputado estadual
Renner (PP-GO) - Integrante da dupla Rick&Renner, concorre ao Senado
Sérgio Reis (PR-MG) - Cantor e ator, concorre a deputado federal
Tati Quebra-Barraco (PTC-RJ) - Funkeira, concorre a deputada federal

Na Televisão:

Ronaldo Esper (PTC-SP) - O estilista quer ser deputado federal
Pedro Manso (PRB-RJ) - Humorista, disputa na vaga na Assembleia Legislativa
Dedé Santana (PSC-PR) - Humorista, quer ser deputado estadual
Tiririca (PR-SP) - Humorista, disputa uma vaga na Câmara Federal
Batoré (PP-SP) - Humorista, quer uma vaga na Câmara Federal

No Pomar:

Mulher Melão (PHS-RJ) - Cristina Célia Antunes Batista concorre a deputada federal
Mulher Pera (PTN-SP) - Suellen Aline Mendes Silva quer ser deputada federal

Partidos buscam famosos para eleições em 2010

(Essa é a Política Séria do Nosso País)
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI3726095-EI7896,00-Partidos+buscam+famosos+para+eleicoes+em.html

Prestem atenção no Grau de Instrução da grande maioria, principalmente da mulher Pêra


















 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 










quinta-feira, 2 de setembro de 2010

MUDANDO DE PAU PRA CAVACO...

Este artigo é para os concurseiros, para os que almejam uma carreira pública.
Leiam. É interessantíssimo.

A “Indústria dos Concursos"


William Douglas*

Após falar para quase 1.000.000 de pessoas que estão fazendo concursos públicos, muitos me chamam de “o guru dos concursos”, atividade que frequentemente tem me levado a ser objeto de entrevistas da mídia. Além das perguntas sobre como ser aprovado, são constantes as indagações sobre a “indústria dos concursos”. O jeito como se fala nela, a entonação, até as expressões faciais, dão a quase certeza de que aos que entrevistam, assim como a muitos, parece que é ruim haver uma tal de “indústria dos concursos”. Defender e apoiar os concursos ultrapassa, em muito, o interesse individual dos candidatos, e também das pessoas que trabalham com esse público. A população, de um modo geral, já percebeu o concurso como um patrimônio do país e uma oportunidade aberta a todos que optam por, sem depender de compadrios e parentescos, ter acesso aos cargos públicos, e, claro, podem assustar-se com essa “indústria”, como se ela tivesse algo de imoral ou nocivo.
A seleção adequada, feita pelo mérito, e não por métodos escusos (fisiologismo, laços de família etc.), é a maior garantia de: (1) que qualquer cidadão possa participar da Administração Pública – o que tem tudo a ver com uma República (res: coisa + publica: de todos); e (2) que os cidadãos serão atendidos no serviço público pelas pessoas mais capazes. Ao contratar servidores pelo mérito, em seleções públicas e abertas a todos os brasileiros, diminuímos o espaço para os favores e negociatas por parte dos governantes, os quais sempre são feitos com os bolsos do contribuinte.
Escolher bem, treinar e valorizar o servidor público é um instrumento do aperfeiçoamento do país e dos anseios por igualdade, justiça e progresso. Sou um entusiasta dos concursos e do serviço público. E, por isso mesmo, comento aqui sobre a “indústria do concurso público”.
Este é um país curioso. Coisas que deveriam gerar indignação, a ponto de levar o povo às ruas – como mensalões, nomeações e contas secretas –, não recebem a repercussão devida; e a pouca obtida se esvai logo no próximo escândalo. Outras coisas, que deveriam ser comemoradas, geram um desconforto e até críticas ácidas de pessoas que, quando menos, não entendem muito do assunto.
Criticar qualquer “indústria”, mesmo que honesta, tem a ver com a cultura de nosso país, avessa à produção, ao empreendedorismo e à admiração por quem trabalha. Pesquisas mostram que o brasileiro acredita que o sucesso decorre mais da sorte, do casamento ou da corrupção, e menos como resultado do estudo ou do trabalho. A riqueza tem sido vista como indício de desonestidade. Um novelista “global” chegou a dizer que ser milionário, neste país, é algo que gera ódio. Nessa linha, suspeitam e falam mal da “indústria dos concursos”.
Sim, existe uma nova indústria, e boa, a tratar desse espaço que foi criado pela instituição dos concursos públicos como forma prioritária de acesso aos cargos e empregos públicos. As pessoas querem se preparar para as provas. E ainda bem que surgem pessoas e empresas para atender a essas necessidades. Pior era antes, onde não se podia querer estudar para concursos, pois os cargos eram preenchidos pelos amigos, parentes, cônjuges, sobrinhos, netos, cunhados, cabos eleitorais, ou até por quem se dispusesse a dividir com o chefe ou autoridade uma parte, em geral considerável, da remuneração mensal a que teria direito.
A chamada “indústria dos concursos” serve aos “concurseiros”, sim, mas muito mais ao país, pois, aumenta o nível dos candidatos e permite que a Administração Pública selecione os melhores. Se as exigências e requisitos, se os conteúdos programáticos forem bem escolhidos, fará com que o serviço público seja cada vez melhor, em benefício do titular do Poder, o povo.
As esperanças de um país mais justo são depositadas, em boa parte, na existência de servidores competentes, dedicados e probos. Escolhê-los pelo mérito e entre o próprio povo é, para tanto, um bom começo, embora não seja, por si só, uma garantia da competência e da capacidade técnica. Se há “indústrias” que precisam acabar, são as do nepotismo, do cargo em comissão, das nomeações políticas – e não técnicas – para a Petrobras, para as agências governamentais, Ministérios etc.
Pessoas incompetentes, sem compromissos com o povo, sem interesse em nada senão em aproveitar uma “teta” pública e em agradar quem o nomeou... Isso sim é uma “indústria” terrível e lamentável.
Além de servir aos concurseiros e, por extensão, à Administração Pública, a chamada “indústria dos concursos” representa palco para o surgimento de excelentes professores. Em nosso ramo, não oferecemos diplomas nem títulos, e não somos cobrados por nada senão por resultados imediatos.
Lidando com pessoas que, em geral, estudam matérias que nunca viram, ao final da lida do dia, com grande esforço e sacrifício, os professores dos cursos preparatórios estão no topo de uma elite que é exigida de forma dura, constante e profunda. Não bastasse isso, os cursos, editoras, sites e jornais especializados representam fonte de trabalho, tributos, geração de riqueza e de oportunidades profissionais para milhares de pessoas. Pessoas que estão a serviço de outras, a serviço do ensino, da educação e de uma nova forma de empregabilidade voltada para o serviço público.
A onda dos concursos também está gerando um novo efeito. Os concursos não discriminam a mulher, o negro, o homossexual, quem não teve primeiro emprego, quem tem mais de 40 anos, quem é pobre ou deficiente, e muito menos aquele que não ostenta uma “boa aparência”, qualquer que seja o conceito que se tenha dela. As vantagens oferecidas pelo serviço público, um bom empregador, servem atualmente como contraponto e desafio para as empresas privadas, que já se preocupam em como atrair os melhores talentos.
O serviço público hoje é bastante sedutor. Torço para que continue assim. No geral, remuneração, qualidade de vida e sentido de serviço ao próximo transformam o serviço público em uma excelente opção. A iniciativa privada, cujo funil de ascensão é enorme, não oferece tantas oportunidades de crescimento meteórico ou extraordinário a partir do cargo assumido, mas, se levarmos em conta a quantidade de pessoas que realizam isso, e – em todos os casos – as angústias típicas dos empregos privados, podemos dizer que o concurso não deixa de ser uma excelente opção. Não que a iniciativa privada não seja interessante, e muito menos que não seja necessária ao país. São apenas opções, todas dignas, todas válidas, todas com suas vantagens e desvantagens.
Quem escreve aqui é um dos dez milhões de brasileiros que optou pela carreira pública e que dela tem orgulho. Orgulho de ser “concurseiro”, orgulho de ser servidor. A meu ver, mais que tudo, o serviço público é uma bela carreira e, de tudo o que oferece, a oportunidade de servir ao próximo, sendo remunerado pelo governo, parece a sua mais sublime característica. Naturalmente, o primeiro momento é aquele em que se pensa na estabilidade, remuneração, status e o que mais seja. Passada a primeira impressão, contudo, o que vale mais é saber que todos podemos ser servidores, se quisermos, e que fazê-lo nos dignifica e nos permite ser, para o país, filhos úteis.
Por tudo, vida longa ao concurso público e a todos que o procuram ou que servem aos que o procuram. E, no fim, que sejamos todos, ao país, filhos úteis.

*William Douglas é Juiz Federal/RJ, Mestre em Direito, Especialista em Políticas Públicas e Governo, autor de mais de 33 livros sobre Direito e Educação.

http://www.interasat.com.br/

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

POETANDO...POETIZANDO...

Explosão de sentimentos
Conflitos de pensamentos
Turbilhão de emoções:
Caminho assim
Sem rumo, sem destino
Caminho incerto
Destino aberto
                       (Neliana)

 

ÉPOCA DE ELEIÇÃO REQUER ATENÇÃO

Candidato Caô Caô

Ele subiu o morro sem gravata

Dizendo que gostava da raça

Foi lá na tendinha

Bebeu cachaça

E até bagulho fumou

Foi no meu barracão

E lá usou

Lata de goiabada como prato

Eu logo percebi

É mais um candidato

Às próximas eleições

Fez questão de beber água da chuva

Foi lá na macumba pediu ajuda

E bateu cabeça no congá

Deu azar..

A entidade que estava incorporada

Disse esse político é safado

Cuidado na hora de votar

Também disse:

Meu irmão se liga

No que eu vou lhe dizer

Hoje ele pede seu voto

Amanhã manda a polícia lhe bater

Meu irmão se liga

No que eu vou lhe dizer

Hoje ele pede seu voto

Amanhã manda a polícia lhe prender

Eu falei pra você viuuuuu..

Esse político é safadão oh ai cumpade!

Nesse país que se divide em quem tem e quem não tem,

Sinto o sacrifício que há no braço operário

Eu olho para um lado

Eu olho para o outro

Vejo o desemprego

Vejo quem manda no jogo

E você vem, vem

Pede mais de mim

Diz que tudo mudou

E que agora vai ter fim

Mas eu sei quem você é

Ainda confia em mim?

Esse jogo é muito sujo

Mas eu não desisto assim

Você me deve..haha haha

Malandro é malandro

Mané é mané

Você me deve...

Você me deve seu canalha

Você me deve malandragem

Você ganhou duzentas vezes na loteria malandro?

Duzentas vezes cumpade?

É

Ai ai perai cumpade..perai perai perai

Sujôooo..

Ae malandragem se liga na missão

Fica atento

Político é cerol fininho

Político engana todo mundo..

Menos o caboco..ele deu azar na macumba do malandro..ah lá

O caboco caguetou ele

Hoje ele pede, pede, pede de você ..

Amanhã vai vai te fudê..

Hoje ele pede, pede, pede de você ..

Amanhã vai vai.. ohhh

E amanhã vai se fu..

É cumpade...
Prestem bastante atenção nesta letra do saudoso Bezerra da Silva. Ele faz uma sátira da realidade.
Pensem bem na hora de votar...Chega de candidato Caô Caô.

BEM VINDOS

OLÁ!
Bem...
Sempre quis ter um blog, mas faltava ânimo para criá-lo.
Hoje este ânimo surgiu.
O VEM K LER será um verdadeiro "caldeirão literário". Textos, cronicas, poesias, dicas, protestos...
Aqui vocês lerão de tudo.
Espero que gostem!!!